Grutas e Mar de Minas
Place Branding
As águas da mineiridade, natureza que movimenta.
Contextualização:
O Circuito Grutas e Mar de Minas já contava com 17 anos de existência e 12 municípios participantes quando foi contemplado, por meio do edital Reviva Turismo da SECULT-MG, com um projeto de Place Branding completo para a região.
A Hanna Castor, nossa CEO e Diretora, foi convidada para liderar todo o projeto de construção da estratégia e marca junto ao IGEPP, organização responsável pelo contrato, e ADDTur, empresa de consultoria turística.
O escritório da hacoo ficou responsável pelo apoio nos processos de mapeamento e pesquisa, criação da estratégia, desenvolvimento da identidade verbal, personalidade de marca e sistema de identidade visual completo para o circuito, incluindo o desenvolvimento de produtos e souvenirs. Inicialmente, foi realizado um mapeamento das características que conectavam os 12 municípios do circuito.
A partir desta etapa, realizamos análises de tendências e mercado, definindo estratégias de competitividade e atrativos locais para cada modalidade vivencial de turismo, por exemplo, náutico e aquático, histórico e cultural, aventura, rural, gastronômico etc. Todo o escopo de potenciais e características locais foi analisado e a nova estratégia do circuito foi desenhada com base na metodologia hc para Place Branding.
O que fizemos:
Definição de metodologia de coleta de informações primárias (Hanna Castor)
Direcionamento e treinamento de equipes (Hanna Castor)
Levantamento de tendências e práticas vivenciais no Turismo contemporâneo (Equipes ADDTur, Hanna Castor e hacoo)
Análise dos indutores turísticos e suas características locais para fim de construção do caminho estratégico (Hanna Castor, ADD Tur, equipe hacoo)
Desenho de diretrizes estratégicas a partir da análise de atrativos, mercado, personas e público alvo (Hanna Castor)
Construção de estratégia e posicionamento competitivo do circuito (Hanna Castor e equipe hacoo)
Elaboração de identidade visual e marca (Hanna Castor e equipe hacoo)
Criação de aplicações de produtos comercializáveis e promocionais (Hanna Castor e equipe hacoo)
Criação de estratégia para o vídeo de lançamento, roteiro e direção de equipe (Hanna Castor, equipe hacoo, Luan Guedes Films, ADDTur)
Ativação da marca junto ao Circuito, parceiros e municípios
Resultados
Mapeamento de atrativos locais, identificação de aspectos de interconexão cultural e turística entre 12 municípios e definição de um posicionamento estratégico que lança o circuito Grutas e Mar de Minas a uma nova etapa em sua história de desenvolvimento como destino garantido no cenário regional e nacional. Ao longo do projeto, realizamos palestras com os gestores locais com desdobramentos positivos na implementação das ações nas respectivas localidades.
A estratégia do Place Branding desenvolvida e liderada pela nossa CEO e Founder Hanna Castor impacta, hoje em dia, uma parcela de mais 300 mil habitantes locais e demais turistas, gerando renda e movimentando a economia de 12 municípios no setor turístico e cultural.
Atualmente o circuito está implementando as ações desenhadas e já apresenta um novo destaque no setor turístico em Minas Gerais e no Brasil, gerando renda, movimentando a economia local com responsabilidade e concordância com o perfil do Grutas e Mar de Minas.